CG Alerta News
recent

Fim do primeiro tempo das eleições. Ainda temos tempo de refletir até o 2º turno.

 


Dois dias depois do primeiro turno das eleições, e nos preparando para a narrativa dos candidatos de segundo turno, podemos tentar entender um pouco melhor o cenário político brasileiro. Dos presidenciáveis, Lula e Bolsonaro continuam no páreo. Nos estados, alguns continuam com o pleito. Porém, mesmo que a vitória se achegue para qualquer um deles, somo nós, a população, que temos de definir se, de fato, saímos vitoriosos ou derrotados.

A priori, a democracia saiu na frente, e por agora, ninguém questionou de fato a validade dos votos. Temos assim, um sistema eleitoral que funciona. O resultado pode até não agradar, mas as urnas indicam que a escolha popular é respeitada. E por falar em voto, nas últimas semanas antes do primeiro turno das eleições de 2022, o assunto voto útil foi o grande tema da vez. O PT jogou pesado contra o PDT, com o argumento de retirar o candidato do PL já no primeiro turno, mas não mexeu com os eleitores de Simone Tebet, do MDB. Para quem acompanhou bem de perto a jogada petista foi bastante desonesta, pois ao pedir a mudança do voto do eleitor de Ciro Gomes, apelou para o medo e sem proposta digna.

Ciro Gomes minguou nas eleições deste ano quando se compara com a de 2018. Por mais que estivesse ativo e com proposições viáveis, o candidato do PDT não conseguiu vencer a ideologia e o apego ao ídolo, que muitos sentem pelos dois adversários mais bem cotados nas pesquisas passadas. Já Simone Tebet, conseguiu certa expressão em sua primeira campanha presidencial, mesmo tendo seu partido dividido, com alguns apoiando nitidamente um candidato adversário. Ela saiu em evidência, mas deixará de ser senadora. Resta Lula e Bolsonaro na corrida presidencial.

Agora é continuar observando e com cuidado os próximos passos dos que ainda continuam candidatos, e sugiro não desviar o olhar do que é prático e viável para a melhoria das condições populares. Evite ter ídolos políticos. Tenha consciência política. Tenha fé povo brasileiro.


Tecnologia do Blogger.