CG Alerta News
recent

Para presidente, a versão é melhor que o fato. STF não retirou de Bolsonaro a responsabilidade de agir para conter crise sanitária.





Para esclarecer, o STF não afastou do presidente a responsabilidade e as ações pertinentes a União, na questão de combate à pandemia. Jair Bolsonaro tem distorcido a decisão do Supremo Tribunal, que apenas tratou e especificou sobre as atribuições de cada entidade federativa. A crise sanitária, aliás, que é responsabilidade do executivo federal, no melhor das hipóteses, está sendo bastante ineficiente.

Na decisão da Suprema Corte, ficou exposta o que define a Constituição, que a saúde é um direito de todos os brasileiros e, portanto, União, estados e municípios tem responsabilidade compartilhada, cada qual na sua competência. Decisões do cotidiano, por exemplo, devem ser ações de governos locais, porém, as obrigações do governo federal continuam.

Bolsonaro escreveu, “Lembro à Nação que, por decisão do STF, as ações de combate à pandemia (fechamento do comércio e quarentena, p.ex.) ficaram sob total responsabilidade dos Governadores e dos Prefeitos”. Já seus robôs de imediato espalharam, “só para lembrar: STF afastou Bolsonaro do controle da Covid, dando poder a governadores e prefeitos”.

Novamente, o STF não retirou do presidente suas responsabilidades no combate à pandemia. E com falas nesse sentido, falsas, que são empregadas pelo presidente e seus asseclas, fica nítida a intenção eleitoreira para a campanha de 2022. E não é segredo para ninguém que a reeleição é a maior preocupação do atual presidente.

O governo Bolsonaro esqueceu da pandemia, ou melhor, menospreza sua gravidade, e agora deu para esconder ou camuflar dados. O que pretende o presidente é se eximir do custo da maior crise sanitária que vivenciamos. Toda sua ação visa dar culpa aos governos estaduais e municipais, e para isto sua estratégia é distorcer notícias e fatos sobre o distanciamento social, que sabemos, e por exemplo de outros países, é a melhor medida enquanto não se encontra vacina ou tratamento eficaz para a Covid-19.

E sabe o que é pior? A falta de empatia do líder da nação, que diz absurdos como o de que ninguém no país faleceu por falta de leitos de UTI e de respiradores. E não é só, o presidente ousou dizer que em breve a população saberá que algumas mortes foram causadas porque pacientes não receberam a hidroxicloroquina.

O presidente não lida com fatos, por isso ele se ampara nas versões mais convencionais.

Tecnologia do Blogger.