CG Alerta News
recent

Justiça Militar 1: STM decide por soltura de 9 militares que alvejaram músico no Rio.


Reprodução da internet - Crédito: Fábio Teixeira

O STM (Superior Tribunal Militar) decidiu soltar hoje, 23 de maio de 2019, nove militares que alvejaram, no início de abril, no Rio de Janeiro, o músico Evaldo Santos Rosa e o catador Luciano Macedo, que foi baleado pelos militares enquanto tentava socorrer Evaldo. Agora, esses militares responderão ao processo em liberdade.

No dia 7 de abril, 12 militares dispararam contra o carro de Evaldo, onde estava ele, a mulher, o sogro, o filho de sete anos e uma amiga. Evaldo morreu alvejado, a família não se feriu. Um catador que passava pelo local, Luciano Macedo, na tentativa de ajudar Evaldo também foi baleado e morreu. Na ocasião, foram disparados 257 tiros, entre fuzil e pistola, sendo 62 deles  durante a ação, dos quais 62 descarregados contra o veículo em que a família estava, que se dirigia para um chá de bebê.

Agora, todos os militares que mataram Evaldo e Luciano, em uma ação desmedida e sem cabimento, foram soltos por habeas corpus pela Justiça Militar. Os outros três réus já respondiam o crime em liberdade. De acordo com o Ministério Público Militar, estes militares fizeram confusão com o carro de Evaldo, que segundo eles, parecia com o veículo usado por criminosos num assalto de minutos antes.

A argumentação dos magistrados, em favor da liberdade dos réus, diz que a decisão não gera risco ao andamento do processo contra esses militares, que está na primeira instância da Justiça Militar fluminense. A única que votou pela continuidade da prisão provisória foi A juíza Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, indicada da Ordem dos Advogados do Brasil).

Alexandre Fonseca






Tecnologia do Blogger.