CG Alerta News
recent

O ano de 2020 traz seis feriados nacionais prolongados. Veja as principais datas.





Começa 2020, um ano com bons feriados prolongados.  São nove feriados nacionais, e outros incontáveis feriados entre municipais e estaduais, fora os pontos facultativos do serviço público. Seis desses feriados nacionais serão em segundas ou sextas-feiras, o que emenda com o final de semana, prolongando um pouco mais o descanso e/ou a diversão.

Quer saber quais feriados são estes?  Como já passamos pelo feriado do dia primeiro, restam oito, que citamos logo abaixo:

- 10 de abril: Paixão de Cristo (sexta)
- 21 de abril: Tiradentes (terça)
- 1º de maio: Dia do Trabalho (sexta)
- 7 de setembro: Independência do Brasil (segunda)
- 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (segunda)
- 2 de novembro: Finados (segunda)
- 15 de novembro: Proclamação da República (domingo)
- 25 de dezembro: Natal (sexta)

Ponto facultativo

Datas como carnaval (25 de fevereiro) e Corpus Christi (11 de junho) são geralmente considerados para o serviço público como ponto facultativo. Contudo, em alguns lugares do Brasil estas duas datas também podem ser tidas como feriados, ou estadual ou municipal. Isto também ajuda o trabalhador a esticar um pouco seus dias de lazer.

Feriado não é bom para todo mundo.

A FecomercioSP (federação do comércio do estado de São Paulo) traçou uma estimativa de perdas em faturamento para o varejo nacional de R$ 11,8 bilhões em 2020 por conta dos feriados no Brasil, o que seria 53% maior se comparado a 2019. A entidade relata que a diferença se dá por causa dos feriados que caem nos dias de semana e emendam com o sábado ou domingo.

Mas feriado pode ser bom para muita gente.

Neste ano o setor turístico tem muito a comemorar o calendário de 2020. Com a ligação de datas comemorativas com os finais de semana e os pontos facultativos, com certeza aumentará o percentual de viagens a serem realizadas no país, pois é sabido que os feriados causam forte impacto no turismo, injetando dinheiro e gerando empregos. E claro, os trabalhadores também agradecem (:D).

Tecnologia do Blogger.