CG Alerta News
recent

Opinião: Governo Bolsonaro opaco, omisso e oculto.


Foto reprodução da internet.

Leia, entre parentêses, um trecho do artigo de Conrado H. Mendes na Folha de São Paulo de Hoje:

“Desde candidato até chegar a cadeira de presidente Jair Bolsonaro utilizou de teorias de conspiração e notícias falsas. E em seu primeiro ano como presidente do Brasil, teorias estapafúrdias e notícias falsas são os produtos que Jair Bolsonaro tem para vender no mercado político. Não há assessor que o civilize ou modernize, pois ele se cerca de iguais. E dos filhos. Foi assim nos seus 30 anos de carreira parlamentar; foi assim, com mais potência e coordenação, na sua campanha. Como presidente, não se pode esperar outra coisa: seu primeiro ano de governo confirmou o que prometia.”

São muitas as vezes em que Jair Bolsonaro extrapolou suas falas e ações em 2019. E a cada extrapolação o país caía em descrédito nacional e internacionalmente. Tanto que recebeu trinta e sete denúncias na ONU por violar direitos humanos. Bolsonaro já disse que a proposta de um antropólogo colombiano de criar um corredor ecológico entre os Andes, a Amazônia e o Atlântico, o qual se chamou de triplo A, era uma ameaça a soberania, e por isto Jair quis sair do Acordo de Paris, e ainda cancelou o encontro internacional sobre política climática, o maior do mundo, o COP 25, que ocorreria aqui no Brasil.

“As fantasias podem trazer dividendos políticos, mas também cobram seu preço. Um desses preços é a ironia. Uma síntese possível desse primeiro ano se encerra na fórmula do Governo Triplo O: opaco, omisso, oculto”, em editorial da Folha de S. P. de hoje.

Como candidato Bolsonaro exigia transparência de tudo e apontava gastos excessivos em governos anteriores. Acontece que ao se tornar o chefe do executivo Jair Bolsonaro instaurou como norma o sigilo e a não transparência. Não existe mais a livre informação. Os gastos com viagens, cartão corporativo e informações sobre contratos governamentais e agendas oficiais, estão todos muito bem guardados da população.

E o que o governo faz de melhor é desviar a atenção, tramando contra memória política do brasileiro. Sem foco, não se observaria o quanto este governo é inepto e que nele nada há de “política nova”. Falta competência a gestão Jair Bolsonaro, e lhe sobra omissão a problemas reais e urgentes. 

Recomendamos a leitura do artigo de Conrado H. Mendes. Para lê-lo clique aqui.

 

Tecnologia do Blogger.