CG Alerta News
recent

Festas de Fim de Ano e novas variantes de Covid e Influenza. Especialistas sugerem cuidados.

Imagem da internet.


Com o surgimento de novas variantes, da Covid-19 e da influenza H3N2, especialistas e médicos já mostram preocupações, prevendo que já no início de 2022 pode haver uma piora da crise sanitária, e agora em conjunto, covid e gripe.

Em reportagem da Folha de SP, "Gerson Salvador, infectologista no Hospital Universitário da USP, afirma que é possível se reunir no fim do ano, mas com cuidado. Ele sugere, por exemplo, que eventos aconteçam em lugares abertos, como no quintal de casas, e que as pessoas mantenham o distanciamento entre si. O uso de máscara deve ser mantido durante o evento e retirado apenas na hora da refeição." E acrescenta, "O álcool tem eficácia relativa para a Covid-19, mas é muito eficaz para o vírus da influenza", diz o médico.

Assim, pede que não se subestime a influenza, que atinge de forma grave a população mais vulnerável e provoca morte de mais de 300 mil pessoas por ano no Brasil.

Recomenda-se muito cuidado nas festas de fim de ano, principalmente no trato com idosos e pessoas debilitadas e/ou imunossuprimidas. O uso de máscaras e a vacinação completa e atualizada são fundamentais. E idosos acima de oitenta anos precisam ser observados com mais acuidade, pois a depender dos sintomas, como agitação ou desânimo, caracterizariam influenza e provavelmente a necessidade de consulta médica presencial.

Sobre a Covid19, embora os sinais de recuperação da pandemia são bem aparentes, por conta de sua nova variante Ômicron, que tem por tendência ser a dominante no caso das infecções, é preciso ter muita cautela, pois não se sabe qual sua capacidade para gerar doenças graves e/ou complicações. 

No caso da Influenza H3N2, a imunização atual não a contempla. Provavelmente, um imunizante para esta nova cepa só chegue aos postos de vacinação apenas em março de 2022.

Portanto, muito cuidado para não ser vetor de disseminação desses vírus, e por óbvio, evitar a contaminação para não sofrer os dissabores causados por eles, o que pode ser grave e fatal.

Tecnologia do Blogger.