CG Alerta News
recent

Em agosto de 2019, Gran Fondo NY Brasil, reunirá ciclistas de todo mundo numa competição que promete suor e aventura.

Reprodução da Internet - Crédito: Ivo Gonzalez

Em 04 de agosto de 2019, ciclistas que gostam de testar e superar seus limites, de atletas amadores a profissionais, poderão competir na edição 2019 do GFNY Brasil (Gran Fondo New York – Brasil).  Para isto basta se inscrever no site dos organizadores, e pagar o custo da inscrição até o dia 31 de maio.

 
Conservatória - Valença-RJ - Reprodução da Internet
A competição será realizada em Conservatória, distrito de Valença, no estado do Rio de Janeiro, distante 142km da capital fluminense.  E o local garantirá aos competidores, paisagens memoráveis, aclives e declives desafiadores, além de uma infraestrutura bastante adequada para todos os turistas (competidores e visitantes). E ainda promete uma feira gastronômica, e muita música.

Clique aqui para se inscrever no evento, 
e aqui para saber sobre regulamentos.

Agora, conheça um pouco da história desta competição.

Antes, importante dizer que a expressão “Gran Fondo” é italiana, que designa o evento de mesmo nome, criado por um grupo de ciclistas italianos, moradores de áreas montanhosas da Itália. E foi em 1971, que estes ciclistas (entre eles, atletas como Fausto Coppi e Marco Pantani), provaram sua resistência física e mental, num percurso cheio de colinas e montanhas.

 
Reprodução da Internet - Crédito: Ivo Gonzalez
Já a marca GFNY, nasceu em 2010 e hoje está presente em diversas partes do mundo, com competições realizadas em cidades como Nova Iorque (EUA), Punta del Leste (Uruguay), Siena (Itália), e claro, Rio de Janeiro, no Brasil. E uma curiosidade sobre a prova do Brasil: depois dos Estados Unidos, o certame brasileiro é o que possui maior número inscritos, e por média, a idade dos competidores é próxima dos 41 anos. E, em proporção, entre todos os países que ocorrem a competição, o Brasil é o que tem mais mulheres participando.

Sobre a competição.

Normalmente, as provas são de percursos longos e médios, permitindo assim que mais participantes compitam. E a largada geralmente é em massa. Já o controle de tempo é medido por chip, e há sinalização ao longo de todo o percurso. Os resultados tem por base o tempo geral, e ao final, são distribuídas aos vencedores gerais, medalhas, troféus e camisetas. E o pódio é por faixa-etária.




A edição 2019, a 3ª do GFNY Brasil, contará com o percurso médio de 88Km, com 1615m de altimetria acumulada (medição da altura, e o longo com 158Km de prova e altimetria de 2228m. A paisagem do evento será a Serra da Beleza em Conservatória, no Rio de Janeiro. E por curiosidade, na 1ª Edição do GFNY Brasil, em 2017, participaram 1200 competidores. 

Percurso Longo - Imagem GFNY Brasil
Percurso Médio - Imagem GFNY Brasil
Clique aqui para saber mais sobre os percursos.

Quanto às categorias, o evento oferece três possibilidades:

·       Individual (por idade);
·     Competição por Equipe; e
·     Ele+Ela (os dois ciclistas devem encerrar a corrida com um intervalo de no máximo de 30 segundos entre eles)

Clique aqui para saber mais sobre as categorias

E aí, a competição gerou algum interesse? Pois bem, ainda dá tempo de fazer sua inscrição ou de sua equipe. Para mais informações acesse o site da organização do evento gfnybrasil.com.

É isso. Então, boa aventura!

Alexandre Fonseca



Tecnologia do Blogger.