CG Alerta News
recent

Justiça do DF determina que Bolsonaro use máscara em ambientes públicos de Brasília.





Por decisão da 9ª Vara Federal Cível de Brasília, expedida na útlima segunda-feira (22), o presidente Jair Bolsonaro está obrigado a usar máscara facial de proteção em todos os ambientes públicos do Distrito Federal.

Caso o presidente não cumpra a decisão, receberá multa diária de dois mil reais. Usar máscara de proteção facial é obrigatório no DF, por determinação de decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Acontece que, até esta decisão, Bolsonaro não respeitava o decreto e ia a compromissos públicos sem usar o equipamento. Em época de pandemia, isto é um mau exemplo.

Na decisão.

“Basta uma simples consulta ao Google para se ter acesso a inúmeras imagens do réu Jair Messias Bolsonaro, transitando por Brasília e entorno do Distrito Federal, sem utilizar máscara de proteção individual, expondo outras pessoas à propagação de enfermidade que tem causado comoção nacional”, disse o juiz Renato Coelho Borelli, que determinou a sentença.

Esta decisão é advinda de uma ação popular impetrada pelo advogado Victor Mendonça Neiva. Em seu pedido constava a “conduta irresponsável” de Bolsonaro, que seria motivadora para o descumprimento dos decretos sanitários, e por isso, contribuiria para o descuido de muitos da população.

Em resposta.

A AGU (Advocacia-Geral da União) em nota, destacou que "estuda todas as medidas cabíveis para reverter a liminar e preservar a independência e a harmonia entre os poderes".

Outro exemplo.

Semana passada, o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, sofreu multa também no valor de R$2.000, por ter descumprido o decreto de uso de máscara, enquanto visitava um acampamento bolsonarista na Esplanada dos Ministérios.


Tecnologia do Blogger.