CG Alerta News
recent

(Opinião) Meu lado é a democracia.





Respondendo aos que, no contraponto, me chamam de petista, na tentativa de colocar minhas ideias em cheque:

Não tenho motivos para defender o PT. Eu nunca fui petista e nem de esquerda. Aliás, sou adepto do liberalismo, onde direitos individuais e coletivos, da propriedade, a constituição e as entidades republicanas devem ser respeitadas. Não tenho o porquê de deixar que me coloquem em determinado espectro político.

Contudo, consigo diferenciar a esquerda do petismo.

O progressismo deve ser respeitado, e seus adeptos não podem ser taxados como se estivessem à margem política ou como se fossem cidadãos de segunda categoria, como fazem certos idiotas fanáticos. Pelo contrário. Conheço diversas personalidades que fazem por este país, mais do que qualquer liberal. Creio que não seja o lado que faz a diferença no final.

Como somos um país pluripartidário é justo que tenhamos lados e centro. Faz parte do jogo.

Na trajetória que muitos citam sobre a história progressista existem muitas meias verdades, que deturpam a realidade por um aparente fanatismo ideológico, daqueles que se dizem de direita, mas no final só são extremistas, que tem político como herói. Não se pode confundir uma ideia com um grupo, um partido.

Na tentativa de defender um político por um preço que o argumento não consegue pagar, se perde da realidade, e disto qualquer interpelação se torna rasa. Não sei se alguém daqui leu alguns livros de Reinaldo Azevedo, que também não é de esquerda, e que antes da queda petista, já escrevia sobre os problemas e as irresponsabilidades deste partido. Sempre o recomendo para a leitura para os, como eu, são justos e democratas. Mas são os ignorantes seletivos que agora precisam, e bastante, desta indicação. Leiam Reinaldo Azevedo, para que consigam uma base para as informações que propagam.

E fechando, todo brasileiro tem direito, seja de elogiar ou reclamar, ou exigir que se respeite a democracia. Votar em Bolsonaro não dá privilégios a ninguém. E daqui algum tempo, anote, dará é muita vergonha. Se preparem bolsonaristas.

Ah, e alguns que me imputam ser petista, também dizem que sou do contra. Juro, não sei onde há este indício, se sou a favor da dignidade e da democracia. Sou a favor da saúde, da renda mínima, da transparência, entre tantos. Qual liberal ou membro de outro partido que não seria assim também. Quem está sendo contrário ao progresso e as instituições salutares do país, bem contra seu povo, é o governo Bolsonaro e seus asseclas.

Ao invés de tentarem desmerecer seus interlocutores (coisa que não conseguem), que estes debatam as ideias e os fatos à mostra, sem apego a um passado que pensam conhecer. Saiba que existe inteligência alheia, e que alguns estão aptos para qualquer enfrentamento retórico e dialético.

Em suma, não precisa ser petista para ser adversário deste governo, só é preciso ser inteligente.

Alexandre Fon


Tecnologia do Blogger.