CG Alerta News
recent

Operação Lume: 21 mandados expedidos contra bolsonaristas suspeitos de financiar e organizar atos antidemocráticos. Entre eles, um deputado federal.


Foto da internet


Hoje, 16 de junho de 2020, foi deflagrada operação contra bolsonaristas acusados de realizar atos antidemocráticos. Entre os mais contundentes pedidos desta turma estão o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal. São 21 mandados de busca e apreensão feitos pela Polícia Federal e autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes do STF, por solicitação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Os mandados estão sendo cumpridos em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Santa Catarina e no Distrito Federal.

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), é um dos investigados. Ele ganhou fama por quebrar, nas últimas eleições, a placa com o nome da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018.

Apoiador de Bolsonaro, Daniel Silveira publicou em seu Twitter, "Polícia Federal em meu apartamento. Estou de fato incomodando algumas esferas do velho poder. E cada dia estarei mais firme nessa guerra!". Na operação de hoje, o deputado é o único que possui foro privilegiado. Ele também prestou hoje, depoimento na Superintendência da Polícia Federal de Brasília. Em seu depoimento optou por ficar em silêncio, porque segundo ele, ainda não teve acesso aos autos. Espera-se que ele seja ouvido novamente.

A Operação de hoje busca descobrir quem financiava os protestos antidemocráticos e os ataques as instituições do país, principalmente contra o STF. Batizada pela PF de Operação Lume, por objetivar trazer à luz os autores e os fatos sobre os financiamentos desse grupo, causador de protestos contrários à democracia.

Quem são os investigados nesta operação?*
* A descrição dos nomes a seguir foram retiradas em matéria de O Globo.

Luís Felipe Belmonte: empresário, advogado e um dos principais financiadores e organizadores do Aliança pelo Brasil, partido que o presidente Jair Bolsonaro quer criar. É o primeiro suplente do senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Também é dono de um time de futebol em Brasília.

Sérgio Lima: publicitário do Aliança pelo Brasil,  partido que está sendo organizado pelo presidente. Ele foi o responsável pelo logotipo, pelo site e pelo aplicativo de coleta de assinaturas da legenda encabeçada pelo presidente.

Daniel Silveira (PSL-RJ): deputado federal aliado do presidente Jair Bolsonaro. Junto com o deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL-RJ), quebrou placa criada em homenagem da vereadora Marielle Franco durante a campanha eleitoral de 2018.

Allan Santos: blogueiro apoiador do presidente Jair Bolsonaro e um dos fundadores do site "Terça Livre". Ele já tinha sido alvo do inquérito das fake-news.

Alberto Junio da Silva:  blogueiro ligado a Bolsonaro e atua no canal "Giro de Notícias".

Ravox Brasil: youtuber bolsonarista

Otavio Fakhoury: empresário que já admitiu publicamente ter financiado manifestações pró-Bolsonaro

Camila Abdo: militante bolsonarista nas redes que é assistente parlamentar de um deputado estadual.

Emérson Teixeira: blogueiro bolsonarista

Fernando Lisboa: blogueiro da base bolsonarista

Valter Cesar Silva Oliveira: Responsável por um canal no YouTube que defende a intervenção militar e faz pedidos de contribuições financeiras.

Ernani Fernandes Barbosa Neto: Advogado responsável por administrar páginas em redes sociais que davam apoio a Bolsonaro e foram removidas, no fim do ano passado, por publicação de spam, notícias falsas e violação de políticas de autenticidade estabelecidas.

Thais Raposo do Amaral Pinto Chaves: Junto com Ernani, também responsável por administrar páginas em redes sociais que davam apoio a Bolsonaro e foram removidas, no fim do ano passado, por publicação de spam, notícias falsas e violação de políticas de autenticidade estabelecidas.

Roberto Boni: Autor de posts em defesa da intervenção militar em redes sociais. Também é cover do cantor Roberto Carlos.

Inclutech: Empresa de Sérgio Lima, o marqueteiro do Aliança pelo Brasil.

Canal TL Produção de Vídeos e Cursos: Empresa do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.


Tecnologia do Blogger.