CG Alerta News
recent

Hospital pediatrico, referência no país, junta paciente do SUS com o de planos de sáude


Foto reproduzida da internet.

Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, no Paraná, instituição centenária, fundada em 1919, é hoje a maior instituição pediátrica do país, e divide espaço em seu atendimento entre pacientes do SUS e dos planos de saúde.

Segundo o hospital, que é filantrópico, 61,2% dos pacientes atendidos são do SUS, mesmo que os recursos públicos representem ultimamente 24,4% de sua receita. Em 2018, foram advindos do SUS 65 milhões de reais. A receita total do total do Hospital Pequeno Príncipe doi de 268,6 milhões de reais.

Já os planos de saúde correspondem a 42% da receita do hospital e por 38% dos atendimentos, mas isto não afeta que os impede que o paciente do SUS receba a mesma comida e os pacientes do SUS recebam os mesmos tratamentos e serviços dados aos pacientes ou do plano de saúde ou do atendimento particular.


Atualmente, são 378 leitos, e destes 68 são UTI, atendendo 32 especialidades médicas. O centenário hospital é considerado referência em média e alta complexidade de tratamento médico infantil do SUS, principalmente em casos de em cirurgias cardíacas e transplantes de medula óssea.

E a saber, na última década, os recursos financeiros advindos do SUS tiveram queda de 40,9%. Em 2018 por conta da defasagem da tabela SUS, o hospital recebeu cerca de R$ 25 milhões.

Enfim, são cem anos do hospital Pequeno Príncipe, referência no atendimento a crianças, e que, sem tantos recursos do SUS, continua atendendo conforme o principio que o norteia, a equidade.
Tecnologia do Blogger.