CG Alerta News
recent

Bienal RJ: Prefeitura do Rio utiliza Fake News em embargo de declaração para manter censura.


 'As Gêmeas Marotas', de Brick Duna, reproduzida em embargo da prefeitura do RJ; Livro não foi comercializado na Bienal do Rio - Reprodução da Internet

Marcelo Crivella, Prefeito do Rio de Janeiro, está com ideia fixa de censura, e no embate contra o direito de expressão sua gestão utiliza de informação mentirosa até mesmo em documento enviado ao STF. A prefeitura do Rio de Janeiro encaminhou ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, pedido de esclarecimento sobre a decisão que proibia a censura na Bienal do Livro. Neste pedido é citado um livro que não foi comercializado na feira.

Quem assina os embargos de declaração é o procurador-geral do município do Rio de Janeiro, Marcelo Silva Moreira Marques, acompanhado pelo subprocurador-geral, Paulo Maurício Fernandes Rocha. Eles afirmam neste pedido que buscam garantir o direito da prefeitura de fiscalizar e apreender livros.

O livro citado falsamente é "As Gêmeas Marotas", que aliás, teve algumas páginas reproduzidas no documento enviado ao STF. As imagens mostram personagens com traços de fofura em gestos sexuais. No entanto, além de o livro não ter sido divulgado ou vendido na bienal, a publicação não é voltada para o público infantojuvenil. "Gêmeas Marotas" é uma sátira dos livros infantis de Dick Bruna, autor holandês reconhecido por seu personagem Miffy.

 'As Gêmeas Marotas', de Brick Duna, reproduzida em embargo da prefeitura do RJ; Livro não foi comercializado na Bienal do Rio - Reprodução da Internet

Pego na mentira:

No embargo pedido ao STF, as paginas reproduzidas do livro "As Gêmeas Marotas" estão em português de Portugal, e em uma das imagens deste livro aparece o preço de um cartão-postal, em euro.

A nota da Bienal:

"A Prefeitura vistoriou o festival por dois dias seguidos e não encontrou absolutamente nada que julgasse passível de qualquer questionamento legal, como o próprio comandante da ação afirmou a jornalistas no sábado".

Como se observa, Crivella trava luta em prol da censura, baseada em suas convicções pessoais e religiosas. Contudo, até agora, está ganhando a liberdade de expressão.
Tecnologia do Blogger.